Secretaria de Saúde inicia vacinação contra HPV nas escolas do município

Começou nesta semana a vacinação contra o HPV para meninos de 12 e 13 anos nas escolas públicas e particulares do nosso município. Até o ano passado, a vacina era ofertada gratuitamente apenas para meninas. Nesse ano, os meninos também estão recebendo a vacina que protege contra câncer de pênis, garganta, ânus e verrugas genitais, problemas relacionados ao vírus.

Além disso, estudos realizados em outros países que adotaram a vacinação de meninos mostram que a inclusão contribui para a diminuição do câncer do útero e vulva das mulheres, já que a imunização possibilita a diminuição da circulação do vírus na população, o que acaba beneficiando o público feminino.

A Secretaria de saúde comunica que os pais fiquem atentos ao período de vacinação da escola dos seus filhos e não se esqueçam de levar a caderneta de vacinação. Caso seu filho na faixa etária não seja vacinado na escola os postos de saúde também estão vacinando. 

HPV

O papilomavírus humano, mais conhecido pela sigla HPV, é um vírus transmitido pela via sexual ou pelo contato direto com a pele. O HPV ataca as células do epitélio da pele e da mucosa. A ação do vírus sobre as células favorece a formação de tumores, a maioria deles pequenos e benignos, tais como as verrugas comuns de pele ou as verrugas genitais. Porém, quando a área infectada é a mucosa do colo do útero, da vagina, do pênis ou do ânus, o vírus pode induzir a formação de tumores malignos, gerando, por exemplo, o câncer do colo do útero e o câncer anal.

 

Deixe sua Mensagem

Posts Relacionados

em Geral em