Secretaria de Saúde alerta que Ipueiras não tem risco de febre amarela

Transmissão da doença se dá somente através do mosquito

Há 17 anos, o Ceará não tem casos de febre amarela. Por isso, pessoas que residem em Ipueiras e outras cidades do estado não precisam se imunizar contra a doença. Mas quem mora no Ceará e viaja para outros estados que são áreas de risco precisam tomar a vacina. Prevenir a doença é melhor do que tratá-la e a vacinação é uma das medidas mais importantes e eficazes de prevenção.

Em entrevista a Assessoria de Comunicação da prefeitura, a coordenadora de imunização e epidemiologia, Isabel Dias, esclareceu quem deve procurar a secretaria para tomar a vacina. “A vacina não fica disponível no município, caso você viaje para estados como Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo e Bahia, que são estados onde são áreas de risco o paciente deve procurar a secretaria de saúde mediante o comprovante de passagem, para que seja feito a solicitação 10 dias antes de viajar, para que haja tempo de ficar imune.” Destacou.

A vacina da febre amarela não é recomendada para crianças menores de seis meses, idosos, gestantes sem recomendação médica criteriosa, pessoas com alergia a ovo e seus derivados, além daqueles que já fizeram algum transplante de órgãos, estejam fazendo tratamento de câncer e são portadores de doenças que comprometem o sistema imunológico, como o HIV/ AIDS.

Deixe sua Mensagem

Posts Relacionados

em Geral em