Síntese

brasao-ipueiras

O Brasão Municipal, idealizado então de Prefeito Municipal de Ipueiras, Raimundo Melo Sampaio e executado pelo artista gráfico Francisco Adriano Mendes Albuquerque, é assim descrito :

“escudo português clássico, redondo, cortado, tendo no primeiro campo em azul o mapa geográfico do município, com onze estrelas em prata. Em abismo (centro ou coração do escudo) a imagem do Cristo Redentor, sob cuja base saem dez faixas em prata no sentido diagonal e terminam na base inferior do escudo. No segundo campo em amarelo ouro, um arco ovalado, com três bases superpostas, tendo em cada canto um suporte quadrado em tamanho médio e no centro um pedestal encimado por uma estrela dourada de cinco pontas. Como suportes e ornamentos externos do escudo, dois ramos de louro em (sinople) verde, apoiados, tanto à esquerda como à direita por uma estrela de cinco pontas em ouro, e abaixo, um listel em azul (blau) com letras de prata, contendo a legenda “25-10 IPUEIRAS 1883”.”

As cores fundamentais do Brasão do Município de Ipueiras, são o azul, que simboliza a Justiça, zelo, lealdade, e o amarelo que simboliza a amizade, trabalho, prosperidade, pureza. No centro, vê-se o mapa geográfico do município, onde se encontram onze estrelas de cinco pontas que representam os Distritos: Sede, Engenheiro João Tomé, Matriz de São Gonçalo, Nova Fátima, América, São José de Lontras, Livramento, São José, Balseiros, Gázea e Alazans. Encimando o mapa acha-se a imagem do Cristo Redentor, Símbolo maior da fé e de onde saem  dez  faixas  de  prata  que  representam  proteção  e  benção  sobre o infinito azul.

No segundo campo em amarelo ouro, o arco ovalado, com três bases superpostas, tendo no centro um pedestal encimado por uma estrela dourada de cinco pontas, que representa nossa coroa mural de profunda religiosidade, construído em homenagem à passagem da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima pelo Município em 1953 e enaltece a hospitalidade e grandeza de caráter de nosso povo. Como suportes e ornamentos externos os dois ramos de louro em verde, apoiados, tanto à esquerda como à direita por uma estrela de cinco pontas em ouro simbolizam a honra, a cortesia, a abundância, a esperança e a prosperidade. Abaixo destes o listel em azul com letras de prata, contendo a legenda “25-10 IPUEIRAS 1883”, data de emancipação política do Município.