Audiência Pública discute ações voltadas a Segurança Pública

Ipueiras recebeu na noite da última quinta-feira (27), no auditório do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), uma audiência pública promovida pela Câmara Municipal de Vereadores com participação do poder executivo municipal e estadual, como também do poder judiciário em função do debate temático sobre segurança pública e combate às drogas no município.

O prefeito, Nenem do Cazuza, acompanhado da primeira dama, Ana Tereza, e secretários municipais representaram a Prefeitura Municipal de Ipueiras na referida audiência que também contou com a presença de representantes da sociedade civil organizada como igrejas e sindicatos.

Além dos mencionados, também estiveram presentes, o Promotor de Justiça da Comarca de Ipueiras, Antônio Forte, a secretária executiva de Políticas Sobre Drogas do Ceará, Tamara Paiva, o representante do 7º Batalhão da Polícia Militar, Tenente Coronel Ermilson, delegada de Ipueiras, Vanessa Hiluy, o comandante da 7ª companhia de Nova Russas, Tenente Veras, o chefe do destacamento da Polícia Militar de Ipueiras, Sargento Everlândio, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) subsecção Crateús, Marcelo Cavalcante, o deputado estadual, Jeová Mota, e o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Dênis Mourão e demais vereadores.

O momento para discussão e debate sobre o tema resultou em benefícios concretos para a cidade de Ipueiras. Na ocasião o deputado Jeová Mota entregou ao prefeito municipal documento que assegura uma emenda parlamentar no valor R$ 100 mil reais para aquisição de câmeras de monitoramento para o município. Foi também anunciado o aumento do contingente efetivo da Polícia Militar, onde, assim que o feito cobrirá a região serrana de Ipueiras e a implantação do Raio.

Nenem do Cazuza firmou o compromisso de criar o Conselho Municipal de Segurança Pública no intuito de unir forças conseguir efetivar ações destinadas à segurança e combate às drogas na cidade. E enfatizou em sua fala o empenho e engajamento da atual gestão, junto ao poder legislativo e judiciário, de melhorar a segurança no município de Ipueiras, bem como combater a violência e as drogas com o auxílio de políticas públicas educativas e sociais.

PADIN: kits com brinquedos são entregues para Agentes de desenvolvimento infantil

Acreditar no desenvolvimento da criança é investir no progresso social, pensando nisto, foi lançado dia 2 de março em Ipueiras o PADIM (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Infantil). O trabalho é desenvolvido pela secretaria de Educação e contempla visitas domiciliares, encontros coletivos e comunitários na busca para orientar as famílias e os cuidadores das crianças de 0 a 3 anos e 11 meses de idade.

A iniciativa tem sido aplicada com muita responsabilidade pela a atual gestão, de modo a garantir o bem-estar físico, emocional, social, cultural e os conhecimentos gerais na primeira infância.

Com a finalidade de fortalecer a educação infantil de forma a possibilitar o seu desenvolvimento cognitivo e integral, a prefeitura municipal de Ipueiras, através da secretaria de educação inicia nesta quarta, dia 12 de abril, a entrega de kits contendo brinquedos para 80 famílias atendidas pelo projeto no município de Ipueiras. A entrega será realizada através de 8 ADI (Agentes de desenvolvimento infantil).

Nos kits contém:

Bolas de diversos esportes, bonecos, bacias, sapatos de princesa, capa de super-herói dentre outros brinquedos.

Mais Médicos: Novos Profissionais atenderão em Nova Fátima e América

O município de Ipueiras foi contemplado com dois novos profissionais do Mais Médicos. O médico José Félix Moreno Reyes é cubano e atende no PSF de Nova Fátima. Já a médica Leilanura Sotolongo Vilches, faz atendimento no PSF de América. Com a chegada dos dois médicos, já são seis profissionais que integram o programa Federal em Ipueiras.

Para o município trata-se de uma maneira de resolver as dificuldades de profissionais que prestem atendimento nos postos de saúde.

O Mais Médicos é um programa do Governo Federal que conta com o apoio dos municípios para melhorar a qualidade do atendimento do Sistema Único de Saúde – SUS, e leva mais profissionais para lugares onde há ausência de profissionais na área.

Prefeito Nenem do Cazuza faz balanço da gestão municipal com secretariado

O prefeito Nenem do Cazuza se reuniu na tarde desta terça-feira com os secretários municipais, na pauta, balanço dos 100 dias de governo. Ao iniciar a reunião foi apresentado um vídeo com as principais realizações da gestão municipal. Para prestar contas do que está sendo realizado, os gestores enfatizaram algumas ações importantes desenvolvidas no município. Eles destacaram ainda o apoio da administração pública municipal e o diálogo direto com o prefeito e elencaram alguns pontos a serem discutidos em cada pasta.

Planejamento e organização são eixos importantes para atingir o objetivo de uma gestão transparente e séria. Já são inúmeros avanços alcançados no inicio deste ano a exemplo do asfalto nas principais vias do centro da cidade, capacitação de agentes de trânsito em Fortaleza, recuperação do trecho na entrada do distrito de Matriz de São Gonçalo, recursos para a construção de uma unidade de comercialização na localidade de Coité, criação da ouvidoria de Ipueiras, Retomada das obras do Cristo, Requalificação dos espaços públicos, dentre outros.

“Tudo isto é o resultado de toda equipe a frente da gestão municipal em honrar seus compromissos, buscando melhorias e proporcionando uma vida melhor a população ipueirense. Esse é meu objetivo, que o nosso povo seja atendido mais e melhor” Ressaltou o Prefeito Nenem.

Secretaria de Saúde inicia vacinação contra HPV nas escolas do município

Começou nesta semana a vacinação contra o HPV para meninos de 12 e 13 anos nas escolas públicas e particulares do nosso município. Até o ano passado, a vacina era ofertada gratuitamente apenas para meninas. Nesse ano, os meninos também estão recebendo a vacina que protege contra câncer de pênis, garganta, ânus e verrugas genitais, problemas relacionados ao vírus.

Além disso, estudos realizados em outros países que adotaram a vacinação de meninos mostram que a inclusão contribui para a diminuição do câncer do útero e vulva das mulheres, já que a imunização possibilita a diminuição da circulação do vírus na população, o que acaba beneficiando o público feminino.

A Secretaria de saúde comunica que os pais fiquem atentos ao período de vacinação da escola dos seus filhos e não se esqueçam de levar a caderneta de vacinação. Caso seu filho na faixa etária não seja vacinado na escola os postos de saúde também estão vacinando. 

HPV

O papilomavírus humano, mais conhecido pela sigla HPV, é um vírus transmitido pela via sexual ou pelo contato direto com a pele. O HPV ataca as células do epitélio da pele e da mucosa. A ação do vírus sobre as células favorece a formação de tumores, a maioria deles pequenos e benignos, tais como as verrugas comuns de pele ou as verrugas genitais. Porém, quando a área infectada é a mucosa do colo do útero, da vagina, do pênis ou do ânus, o vírus pode induzir a formação de tumores malignos, gerando, por exemplo, o câncer do colo do útero e o câncer anal.

 

Ipueiras é destaque no Projeto de criação de cabra leiteira no Estado do Ceará

rentável para pequenos produtores rurais que formam a agricultura familiar. Em Ipueiras 30 (trinta) famílias participam do Projeto de Desenvolvimento da Ovinocaprinocultura no Estado do Ceará. Cada família recebe 15 (quinze) matrizes caprinas e 01 (um) reprodutor – puro e após 2 (dois) anos da entrega dos animais, 07 (sete) crias serão devolvidas. São 11 (onze) núcleos de produção de leite acompanhados por técnicos da área.

O projeto acontece a pelo menos 02 (dois) anos no município. No final da última semana os técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Agrário realizaram uma reunião com a participação da Comissão Municipal de acompanhamento ao Projeto que inclui IDEF, DAS, EMATERCE, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Ipueiras, FECEMIS (Federação das Entidades Comunitários do Município de Ipueiras) e entidades religiosas.

O público alvo do Projeto são agricultores familiares, organizados em associações e/ou cooperativas. Em Ipueiras, a sede do projeto fica localizado nas localidades de Santa Maria e Riacho Verde. Em Santa Maria, haverá a implantação do tanque de resfriamento de leite. Serão armazenadas as produções das famílias que participam do projeto.

Benefícios do leite de cabra

O leite de cabra chega a ter 30% menos colesterol que o de vaca, além de possuir menos teor de açúcar. Aproximadamente 6% das crianças têm sintomas de alergia ao leite de vaca, que podem caracterizar-se por distúrbios digestivos, corrimento nasal, otites, entre outras alergias.

Este Projeto objetiva evitar o êxodo rural por meio de aquisição de leite de cabra a preço justo e com garantia de compra o ano todo. Incentivando também, o melhoramento genético do rebanho caprino leiteiro, a produção de forragem para reserva estratégica alimentar, promovendo com isso a sanidade animal e a garantia de produção.

Por Carlos Moreira

 

Começa a 13ª Edição da Copa 1º de Maio

Superando todas as expectativas e com as arquibancadas do Ginásio Arimateia Catunda lotadas, o prefeito Nenem do Cazuza fez um golaço dando inicio a 13º edição da Copa 1º de Maio. Na ocasião o prefeito prestigiou todos os competidores e destacou a importância do evento em alusão ao dia do trabalhador. O torneio conta com a participação de 56 equipes com 645 atletas. A abertura aconteceu as 17h. O evento tem a marca de um Governo que investe em políticas públicas no esporte, com equipamentos, infraestrutura e oportunidade para os desportista.

A solenidade de abertura contou também com a participação da primeira Dama do município, Ana Tereza, secretário de Esporte, Cultura e Juventude, Alex Lira, da Agricultura, Lisboa Lima, de Transportes, Clairton Catunda, da Ação Social e Trabalho, Nelito Aragão, do Chefe de Gabinete, Lourival Bezerril, da Saúde, Ravena Aragão, da Educação, Antonio Alves Neto, Vereadores: Ernaldo Araújo, Antonio Dandão, Carlito e o Presidente Dênis Mourão.

Muitos gols marcaram a primeira rodada da competição.O esporte é uma ferramenta de transformação, une pessoas. A prefeitura, através da secretaria de Esporte, Cultura e Juventude trabalha na valorização das práticas esportivas, apoiando também os campeonatos nas comunidades.O torneio segue até o dia 1 de Maio com partidas que acontecem nos finais de semana.

 

Assessoria de Comunicação
Carlos Moreira

Prefeitura inicia campanha de capina e roçagem no Centro e em Bairros da Sede

Limpeza sendo realizada no Calçadão do Açude

O novo Plano de Ação de Limpeza Pública desenvolvido pela Prefeitura de Ipueiras avançou nesse início de semana. Coordenado pela Secretaria Municipal de Obras, Infraestrutura Meio Ambiente e Recursos Hídricos, o plano está melhorando a infraestrutura urbana com a intensificação dos serviços de capina manual e mecânica, roçagem, raspagem, remoção de entulho e pintura de meios-fios além da coleta regular de lixo, que acontece normalmente.

Tendo em vista a intensificação da quadra invernosa que favorece o crescimento de matos e folhagens a prefeitura também levará este serviço aos bairros da nossa cidade. O plano propicia novo aspecto urbanístico mais limpo, mais arejado, além de acabar com focos de doenças como a dengue e proliferação de insetos.

Pacientes do CAPS encenam a Paixão de Cristo e CRAS realiza festa de Páscoa com os idosos

Os usuários do Centro de Apoio Psicossocial (CAPS) de Ipueiras encenaram na manhã desta quarta-feira, 12 de abril, uma peça teatral sobre a Paixão de Cristo. Foi realizada uma via sacra com a participação de aproximadamente 20 pacientes. Concentrados, representaram as principais cenas dos momentos finais de Cristo, sua morte e ressureição.

A peça foi encenada na própria sede do CAPS, tendo um ambiente todo decorado e preparado para receber os familiares e amigos para prestigiarem o evento.

Na ocasião, foi lembrado a todos sobre o real significado da Páscoa, acreditando sempre em Cristo e na perspectiva sempre em ajudar o próximo, nos tornando pessoas melhores.O evento foi idealizado e organizado pela equipe de profissionais e técnicos do CAPS e teve o apoio da prefeitura municipal de Ipueiras.

O Centro de Referência da Assistência Social realizou também um momento de partilha com os idosos do Projeto de convivência.

Poder Judiciário e Casa da Mulher dialogam sobre a violência doméstica

A juíza de Direito Tássia Siqueira, titular da comarca de Ipueiras, proferiu, na manhã de hoje, 28 de março, no auditório do CRAS, palestra sobre a violência doméstica.

O evento foi realizado em parceria com a Casa da Saúde da Mulher. O chefe de gabinete Lourival Bezerril e a Secretária de Saúde Ravena Aragão representaram o prefeito municipal Nenem do Cazuza que está cumprindo agenda de governo na Capital do Estado.

Em entrevista concedida à Assessoria de Comunicação, a Dra. Tássia Siqueira, destacou que na região Nordeste, no Estado do Ceará e especialmente na cidade de Ipueiras, a violência contra a mulher é um problema crescente. “O judiciário tem por intuito se aproximar da comunidade e esclarecer a cerca de diretos, hoje especialmente aqui debatidos com relação a violência de gênero.” salientou.

Com o auditório lotado, várias dúvidas foram tiradas com perguntas feitas a Juíza. A ação visa aproximar o Judiciário da Sociedade. A magistrada apresentou o conceito, os tipos, o histórico, o perfil das vítimas, as motivações, as estatísticas e as consequências da violência contra a mulher, ressaltando que as agressões ocorrem  em todas as classes sociais. Também abordou as mudanças decorrentes da Lei Maria da Penha, a necessidade da denúncia  e o atendimento oferecido pelo Juizado.