Agricultores começam a receber sementes do Programa Hora de Plantar em Ipueiras

 

A prefeitura municipal de Ipueiras, através da secretaria de Desenvolvimento Agrário em parceria com a Ematerce, iniciou a entrega de sementes do Projeto Hora de Plantar nessa quinta-feira (19). Para os agricultores ipueirenses cadastrados no programa a Ematerce espera distribuir todas as sementes até o dia 26 de janeiro.

A iniciativa tem como objetivo continuar incentivando a agricultura familiar, gerando mais oportunidades de renda aos trabalhadores do município.

Serão distribuídos 28.760 kg de milho hibrido, 4.050kg de milho variante, 1.400 kg de feijão e 350 kg de sorgo; beneficiando 2.795 agricultores cadastrados no programa. Para As sementes estão sendo distribuídas na sede do Departamento Municipal de Trânsito (DEMUTRAN) na Rua Manoel Mourão. Para receber os agricultores deve se dirigir a Ematerce munidos de CPF e o comprovante de pagamento de 2017.

Agenda de entregas:

Dia 18/01 –São José  e Balseiros e localidades adjacentes

Dia 19/01 – Livramento e Gázea e localidades adjacentes

Dia 22/01 – Região da Serra, Carrasco e Macambira

Dia 23/01 – Distrito de Charito, Sede e localidades adjacentes.

Programa Hora de Plantar

O Projeto Hora de Plantar foi criado para atender com sementes e mudas de elevado potencial genético os (as) agricultores (as) de base familiar do Estado. Foi estruturado a partir do programa denominado Arrancada da Produção, em 1987. O projeto visa fortalecer a agricultura familiar, utilizando sementes e mudas de elevado potencial genético que propiciem o aumento da produtividade das culturas e melhorem o nível de renda dos(as) beneficiários(as).

Cuidado com a Cidade: Prefeitura começa limpeza do leito do Rio Jatobá

A Prefeitura de Ipueiras vem trabalhando para tornar nossa cidade um lugar melhor para todos. Nesta terça-feira (16) a Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano começou a limpeza do Rio Jatobá com recolhimento de lixo descartado irregularmente e regularização do leito com retirada de árvores mortas na extensão urbana do rio.

A Secretaria estuda ainda o replantio de árvores e mudas nativas como parte do projeto de recuperação da mata ciliar do rio. A mata ciliar possui um papel fundamental, pois controla o excesso de água das chuvas no solo, evita a perda de água do rio, gerencia a filtração e a absorção de resíduos presentes na água, evita o escoramento e a erosão do solo, além de fornecer alimentação e abrigo para agentes polinizadores.

A equipe da Secretaria do Meio Ambiente trabalha em conjunto com a secretaria de obras  e com a secretaria de transportes do Município que disponibilizou o maquinário para agilizar os trabalhos. Atualmente a preservação ambiental é um dos pontos mais discutidos em todo o mundo. Nesse sentido a prefeitura de Ipueiras busca alternativas para despertar na sociedade o interesse pelo desenvolvimento sustentável criando projetos e viabilizando melhorias. Mas para que as metas sejam alcançadas é preciso que cada cidadão desperte para a importância do tema.

Prefeitura conclui obras de pavimentação em Grossos

Mais uma obra foi concluída pela Prefeitura de Ipueiras beneficiando diretamente a localidade de Grossos, na região serrana. Foram implantados na comunidade cerca de 1,5 mil metros quadrados de pavimentação em pedra poliédrica tosca e meio fio de concreto com drenagem superficial. Uma das primeiras etapas da obra foi a regularização do subleito com conformação geométrica da via e a segunda foi a execução do pavimento.
O Projeto de Drenagem foi elaborado com o objetivo de dotar o trecho de um sistema de drenagem eficiente, capaz de suportar as precipitações pluviométricas que caem na região possibilitando o escoamento da água durante as chuvas. Ainda na comunidade de Grossos a Prefeitura está elaborando um projeto para construção de uma Praça. Várias comunidades do interior também serão atendidas.
Nesta semana serão iniciadas mais obras de pavimentação no Município beneficiando a comunidade Olho D’Água dos Galvões, também na região serrana, que receberá cerca de 2 mil metros quadrados de calçamentos. A obra era uma reivindicação antiga da comunidade.

ACESSUAS Trabalho: Programa oferece capacitação para os jovens e empreendedores de Ipueiras

O Programa Nacional de Acesso ao Mundo do Trabalho – ASSESSUAS busca a autonomia das famílias usuárias da Política de Assistência Social, por meio da integração ao mundo do trabalho. A equipe já mobilizou 331 jovens através de palestras em escolas de ensino Médio e Técnico, e já foram realizadas aproximadamente 600 inscrições para cursos por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), no sentido de ampliar as chances de inseri-las no mercado de trabalho.

A iniciativa faz parte de um conjunto de ações e articulação de políticas públicas e de mobilização, encaminhamento e acompanhamento de pessoas em situação de vulnerabilidade e/ou risco social para acesso a oportunidades no mercado de trabalho e emprego.

A Unidade Móvel do Empreendedorismo também já esteve no município prestando orientações e serviços ao micro empreendedor, na oportunidade 167 pessoas participaram do curso (Como Vender Melhor), 139 pessoas participaram do curso (Custo, Preço e Planejamento Financeiro), outras 192 participaram do curso (Empreendedorismo).

Organização da Feira Livre: Secretaria de Agricultura reúne feirantes

Com o objetivo de melhorar a organização da feira livre a Prefeitura de Ipueiras através da secretaria de desenvolvimento agrário reuniu na manhã desta quinta-feira, dia 11 de janeiro, os feirantes que comercializam seus produtos na parte de baixo da feira livre.  O objetivo do encontro coordenado pelo Secretário Lisboa Lima foi a criação de um cadastro geral para as 74 vagas alocadas no entorno do galpão principal que facilitará a logística da secretaria e dos comerciantes.

Outra inovação apresentada pelo secretário foi a implantação de um sistema de boleto bancário onde os feirantes poderão pagar em qualquer agência o seu imposto de forma fácil e segura. Os feirantes também terão os espaços padronizados pela secretaria de agricultura numerados e organizados.

A feira de Ipueiras a cada ano se consolida como uma das maiores feiras da região possibilitando ao pequeno, médio e grande agricultor a comercialização da sua produção na feira. Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Agrário mais de 200 feirantes estão em Ipueiras semanalmente vendendo frutas, legumes, hortaliças, grãos, animais e diversos outros produtos.

 

Matrículas 2018: Secretaria de Educação prepara início do ano letivo de 2018

A Secretaria Municipal de Educação pautada nos eixos Gestão Democrática, Valorização dos Profissionais e Qualidade Social da Educação continua com o processo de matrículas e rematrículas para o ano letivo de 2018. O calendário segue até o próximo dia 15 de janeiro, segunda-feira, em todas as instituições de ensino da rede pública.

A SEDUC começará 2018 com um calendário de eventos que culminará com a volta ás aulas marcado para o dia 05 de fevereiro, uma segunda-feira. O primeiro grande evento da será será a jornada pedagógica 2018 que acontecerá a partir do dia 29 de janeiro e reunirá na Escola José Aloísio Aragão todos os professores e gestores da educação básica.  A Jornada Pedagógica é um momento em que profissionais da educação partilham ideias, ensinam e aprendem na coletividade, com o propósito de promover o fortalecimento do processo educativo, por meio da análise dos indicadores educacionais, dos valores e da cultura das escolas.

Governo Municipal institui Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano

Através da LEI nº 921/2017 o Governo Municipal de Ipueiras instituiu a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e desenvolvimento urbano – SEMA juntamente com a política ambiental do Município de Ipueiras. A Secretaria foi desmembrada da Secretaria de obras, infraestrutura, meio ambiente e recursos hídricos. O novo órgão da administração pública já iniciou suas atividades que tem como objetivo planejar, programar, coordenar, fiscalizar e executar a programação municipal com atribuições voltadas à defesa e a preservação do meio ambiente e desenvolvimento urbano integrada com os demais setores governamentais.

A Sede da Secretaria funcionará na Sede do Centro administrativo da Prefeitura de Ipueiras, no Parque da Cidade das 8:00hs às 14:00hs e terá como secretário da pasta o biólogo Flávio Brito.  Graduado em ciências biológicas pela Universidade Vale do Acaraú e especializado em Engenharia Sanitária e Ambiental, o Secretário Flávio Brito acumula experiência de anos na área e já foi nomeado pelo Prefeito Nenem do Cazuza para gerir e criar condições para parceria entre a sociedade civil e o Poder Público Municipal, a fim de promover a participação direta do cidadão e das entidades da sociedade civil na defesa do meio ambiente.

Secretário Flávio Brito

Uma das atribuições da Secretaria de Meio Ambiente será implementar a política pública de gerenciamento de resíduos que afeta diretamente outros muitos serviços públicos, como o de saneamento básico. Outros fatores a serem gerenciados pela secretaria é a arborização da cidade coordenando e implementando a política de controle e fiscalização ambiental.

Uma das primeiras ações da pasta está sendo a limpeza setorial dos bairros da Sede do Município, onde a equipe está realizando a limpeza de entulhos, restos de poda de árvores e capina e roçagem.

Estrada Ipueiras Ararendá: Governo do Estado realiza licitação da obra

Aconteceu na manhã desta quarta-feira (03) na central de licitações do Governo do Estado do Ceará a reunião da comissão central de concorrências para processar e julgar a licitação pública para as obras de pavimentação da Rodovia CE-189 que ligará Ipueiras ao Município de Ararendá. A empresa que ofereceu menor custo no certame foi a CBC Construtora Batista Cavalcante LTDA. A rodovia que faz parte do Programa Viário de Integração e Logística – Ceará IV terá 27,66km de extensão e passará pelos distritos de São José, Balseiros e Livramento e terá investimentos na ordem de R$ 17 milhões de reais.

A licitação ocorre 06 meses depois da assinatura do termo de liberações de recursos pelo Governador Camilo Santana e pelo Prefeito Nenem do Cazuza. A rodovia estadual CE-189 foi colocada como prioridade, impulsionando de forma significativa o desenvolvimento estrutural, econômico e social de Ipueiras. As obras devem começar ainda nesse primeiro trimestre de 2018.

Ipueiras comemora chegada de 2018 com festa no Parque da Cidade

O clima festivo e o alto astral marcaram a última noite do ano de 2017 em Ipueiras. Foi com um público recorde em uma grande festa no Parque da Cidade que os ipueirenses receberam o ano de 2018. A festa que teve apoio logístico do Governo do Estado do Ceará já faz parte do calendário de eventos da região, implantada na segunda gestão do Prefeito Nenem do Cazuza o Réveillon atrai muitos turistas de todas as regiões do Ceará.

Nesse ano, o evento contou com o forró irreverente e novo da cantora Janaína Alves, do suingue contagiante de Matheus Bill e do repertório diversificado do ipueirense DJ Diogo. À meia-noite uma queima de fogos iluminou o céu de Ipueiras celebrando a chegada de mais um ano.

Em entrevista o Prefeito Nenem do Cazuza salientou a importância de eventos como o do Réveillon. “Além de proporcionar uma opção de diversão ao povo ipueirenses, a festa da virada também possibilita um aumento da economia do município visto que temos muitos visitantes nessa época do ano.”

A atual gestão fechou o ano de 2017 proporcionando aos ipueirenses grandes eventos como o 10º Ipueiras Junina, que aconteceu em julho, a festa de emancipação do Município em outubro e agora para finalizar o calendário cultural, o Réveillon. Todos os eventos com grande participação popular.

Prefeito faz balanço de sua gestão em entrevista nas Rádios Macambira AM e Vox FM

Na tarde dessa quinta-feira (28), o prefeito Nenem do Cazuza esteve na Rádio Macambira AM participando do programa Canal Livre, apresentado pelo radialista Justo Ribeiro. Já nesta sexta-feira (29), o gestor esteve na rádio Vox FM, no programa Jornal da Vox, apresentado pelos radialistas Max Weber, Juscelino Araújo e Dênis Paiva.

Durante as entrevistas, o gestor fez um balanço das ações desenvolvidas neste ano e pontuou as principais realizações da sua administração, ressaltando o progresso alcançado pela sua gestão e principalmente pelos ipueirenses. Na oportunidade, o prefeito Nenem do Cazuza esclareceu sobre a questão orçamentária do Município, destacou a realização de eventos e respondeu perguntas dos ouvintes e internautas.

Fechando o ano de 2017 com balanço positivo, a atual gestão tem o reconhecimento da população e a credibilidade que Ipueiras voltou a ter no cenário político, social e econômico.

Principais ações que ganharam destaque em 2017 nas áreas:

SAÚDE

No ano de 2017, a prefeitura de Ipueiras Reabriu a unidade básica de saúde de arraial.

No hospital municipal e maternidade Otacílio Mota, foram realizadas 670 cirurgias de pequenos e médio porte, além da realização de 312 partos, e De janeiro a dezembro de 2017 foram registrados mais de 40 mil atendimentos!

Também foi feita a Aquisição de 3 novas ambulâncias.

ASSISTÊNCIA SOCIAL

Foram distribuídos mais de dois mil itens de doação entre óculos, próteses dentarias, cadeiras de rodas, dentre outros.

No Lançamento do projeto Criança Feliz, Foi inaugurada no Parque da Cidade uma brinquedopraça, proporcionando mais lazer para as crianças.

A prefeitura de ipueiras através da secretaria de da Secretaria de Assistencia Social Entregou 323 kits de natalidade para as gestantes. E ainda fez o lançamento do programa Primeiro Passo, oferecendo capacitação e auxilio financeiro para os jovens do município.

OBRAS

A sede do município recebeu nova pavimentação Asfáltica, beneficiando diversos bairros e ruas. A cidade está mais iluminada, agora com lâmpadas de LED no Parque da Cidade, praças da sede, calçadão da estação e do açude, além das praças dos distritos de Matriz, Nova Fátima e América.

Outro marco no ano de 2017, foi a Reurbanização do mirante do horto do Cristo Redentor.

E a Criação da fábrica de pré-moldados.

ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS

Para renovar a frota do município, Foi feita a Aquisição de 10 novos carros.

E alcançamos finalmente o Equilíbrio das contas públicas através do planejamento da secretaria de Administração e Finanças.

99% das estradas foram recuperadas com o projeto Estrada Legal.

EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE

A prefeitura de Ipueiras entregou mais de R$ 32 milhões de reais em investimentos na Educação neste ano.

Informatizou todas as secretarias das escolas através do SIGE – Sistema Integrado de Gestão Escolar.

Implantamos o programa de Apoio ao Desenvolvimento Infantil – PADIN.

E os resultados apareceram, com a Conquista de 10 prêmios escola nota 10.

Também foi Realizada a Copa 1º de Maio e Copa de Férias.

Além do Retorno do Ipueiras Junina, com a realização da 10ª Edição do evento.

o Retorno da Banda de Música Joaquim Catunda Sobrinho.

E a Iluminação do Estádio Medeirão.

DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO

Foram beneficiados com o programa Hora de Plantar, 1.540 agricultores.

Em 2017 houve a Execução do PAA – Programa de Aquisição de Alimentos.

Em parceria com o SENAR, foi realizado o curso Negócio Certo Rural e foram abertas inscrições para mais 11 cursos.

E a Realização da Feira da Agricultura Familiar, com a entrega de 182 títulos de terra de propriedade rural emitidos pelo governo do Estado.

Durante as entrevistas o chefe do executivo municipal estava acompanhado da sua assessoria de imprensa, do secretário de Administração e Finanças, João Paulo, chefe de Gabinete, Lourival Bezerril, além dos vereadores Dênis Mourão (PDT) e Antônio Dandão (PDT).