Projeto Estrada Legal recupera estradas da zona rural de Ipueiras

A prefeitura de Ipueiras através da secretaria de Transportes tem recuperado e melhorado as estradas vicinais do município. O Projeto Estrada Legal tem aperfeiçoado o tráfego na zona rural tornando-o mais seguro e confortável.
As estradas vicinais são as principais portas de acesso entre a produção e as rodovias em Ipueiras, fundamentais para a circulação de mercadorias e pessoas, promovendo o acesso aos serviços de saúde, educação e assistência social.
O Projeto Estrada Legal beneficia diretamente o produtor rural sendo de extrema importância para a economia local, escoando a produção de maneira segura. O produtor rural Francisco Duarte, morador da localidade de Boa Vista, “está feliz com o investimento realizado pela prefeitura nas estradas vicinais, a iniciativa fortalece a agricultura na região serrana, além de evitar a criação de buracos nas estradas, concluiu”.
Estradas recuperadas:
Serra:
Grossos, Bom Sucesso, America, Vila Holanda, Tucuns, Cajueiro, Limoeiro, Santa Maria, Nova Fátima, Olho Dágua, Milhã, Boa Vista, Nova Graça, Cocal, Tamanduá, Baixa do Frade e Alazans.
Sertão:
Areias, Coité, Chico Pereira, Gatos, Barro Vermelho, Floresta, São José, Livramento e Gázea.
Com o objetivo de economizar e melhorar a gestão sobre o bem público, a prefeitura de Ipueiras implementou serviço de rastreamento nos veículos oficiais possibilitando um controle maior nos custos, reduzindo as despesas e proporcionando mais proteção para os motoristas.

Distrito de Gázea Recebe Ação Itinerante da Prefeitura de Ipueiras

Com o objetivo de aproximar os cidadãos que vivem na zona rural do município dos serviços ofertados pela prefeitura, aconteceu nesta terça-feira, 12 de junho, no distrito de Gázea, distante 23 km da sede, o Projeto Ação Itinerante da Prefeitura de Ipueiras. A ação aconteceu na escola Francisco Gomes de Melo no dia em que a comunidade celebrou a última novena do seu padroeiro Santo Antonio.

Foram realizados 335 atendimentos, divididos em 66 assistências odontológicas com distribuição de escovas de dente, 40 atendimentos destinados ao CadÚnico e Bolsa Família, 36 atendimentos médicos, 95 carteiras de identidade emitidas e 10 atendimentos psicológicos. A população que esteve presente também recebeu atendimentos com 36 cortes de cabelo e 35 atendimento de manicure.

Em entrevista concedida a assessoria de comunicação, a professora Jane Rocha, moradora do distrito destacou a importância do projeto para a comunidade “Neste dia em que é celebrado a última novena da nossa comunidade é muito bom receber esse projeto, eu mesmo já tirei o RG do meu filho e agora estou aqui embelezando minhas unhas com os serviços de manicure. Só agradecer ao prefeito Nenem do Cazuza e a toda a equipe.” Destacou.

 

Prefeito Nenem do Cazuza assina ordem de serviço para campo society no Bairro Vamos Ver

O Prefeito Nenem do Cazuza esteve na noite desta segunda-feira(12) no Bairro Castelão em Fortaleza, para a assinatura da ordem de serviço de mais uma obra para Ipueiras, a areninha que será erguida no Bairro Vamos Ver. Ao lado do Governador Camilo Santana e dos deputados Jeová Mota e Leônidas Cristino o prefeito viabilizou o início das obras que devem iniciar de imediato.

As Areninhas são equipamentos multifuncionais com dimensões de 38m x 26m no formato de campo society, com gramado sintético, iluminação e urbanismo, entre outras melhorias. As obras estão a cargo do Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE), com gestão da Secretaria do Esporte (Sesporte).

O equipamento possuirá grama sintética homologada pela FIFA, iluminação e vestiários com banheiros, que virá acompanhado por contêineres, possibilitando diversos usos, desde a sala de administração até depósito de materiais, proporcionando a prática de modalidades esportivas, ginástica funcional, atividades lúdicas e de recreação a população.

Assistência Social Itinerante realiza mais de 400 atendimentos no Distrito de Nova Graça

O Distrito de Nova Graça, na região serrana, recebeu nesta sexta-feira (25) uma série de atendimentos pelo Projeto Assistência Social Itinerante, coordenado pela Secretaria de Assistência Social e Trabalho com o apoio das secretarias municipais. A ação que se concentrou na escola João Bezerra de Moura, beneficiou também os ipueirenses que residem nas comunidades de Baixa do Frade, Tapera do Meio e Barra do Lino.

Foram realizados 11 atendimentos jurídicos pela Procuradoria do Município, 100 emissões de Identidade, 47 atendimentos do Bolsa Família, 87 atendimentos médicos dentre eles atualização da caderneta de vacinação, 08 atendimentos psicológicos além de 36 serviços de manicure e 60 cortes de cabelo. A expectativa é que a cada quinze dias uma comunidade da zona rural possa ser atendida pelo projeto.

 

Servidores do Município participam de curso de formação de brigadistas de combate a incêndios

Cinco servidores do Município de Ipueiras participaram na última semana, no Município de Ipu, de um curso de brigadista de combate a incêndio florestal ministrado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais renováveis –IBAMA. O curso de quarenta horas foi destinado a 05 municípios da região e teve como objetivo, proporcionar aos participantes conhecimentos básicos sobre prevenção, isolamento e extinção de princípios de incêndio durante o período de estiagem que vai de julho a dezembro.

As dificuldades enfrentadas pelos bombeiros, como a limitação de oficiais para atender o número de ocorrências, acaba contribuindo para que os incêndios se alastrem mais rapidamente. Com o curso de formação oferecido aos servidores será possível agir de maneira mais eficiente no combate a incêndios de nível 01. O Governo do Estado do Ceará também disponibilizará para os brigadistas participantes um kit de materiais contendo equipamentos de proteção individual, uma bomba costal  e abafadores.

 

Olho D’Água dos Galvões recebe obras de infraestrutura

Nas últimas semanas a comunidade de Olho D’Água dos Galvões, na região serrana, recebeu por parte da atual gestão amplas melhorias em infraestrutura com a requalificação da iluminação pública incluindo substituição de lâmpadas queimadas por lâmpadas de LED. A praça da comunidade também recebeu obras com a reforma de canteiros, poda de árvores, colocação de nova iluminação, pintura e retirada de entulhos.  Pra melhorar o acesso, a prefeitura também realizou a recuperação da estrada vicinal que liga a comunidade ao Distrito de Nova Fátima e recuperou o campo de futebol amador com serviços de raspagem e nivelamento de solo.

Segundo o Prefeito Nenem do Cazuza as obras fazem parte de um amplo projeto que beneficiará todas as comunidades do Município. “Nosso objetivo é que as ações e benefícios também cheguem as comunidades interioranas, a exemplo do projeto coordenado pela ação social com o apoio das demais secretarias que levam atendimentos para as comunidades. Olho D’Água dos Galvões também recebeu da prefeitura novo calçamento e um poço profundo. Agradecer o apoio do vereador Eguiberto Morais que também nos ajudou muito na realização das ações.” Ressaltou.

 

Monumento do Cristo Redentor está recebendo nova via de acesso

O nosso maior cartão postal receberá mais uma obra por parte da atual gestão. Começaram as obras de reestruturação da via de acesso ao Horto do Cristo Redentor. Serão implantados 3.890 mil metros quadrados de pavimentação em paralelepípedo que incluem execução de calçada em ambos os lados com piso de concreto pré-moldado em loco e drenagem superficial. A equipe começou nesta semana os serviços de patrolagem da plataforma com o objetivo de retirar da via todas as plantas, raízes e matéria orgânica. 

Essa é a segunda intervenção da gestão que tem a frente o Prefeito Nenem do Cazuza no Horto do Cristo. A primeira foi entregue em outubro do ano passado com a reforma da base da estátua com colocação de granito, construção de um novo mirante e recuperação da escada. As intervenções serão realizadas a partir da Rua Camaral Rodrigues Moreira, até o monumento.

Segundo o gestor, a expectativa é que obra de acesso ao Cristo possa alavancar ainda mais o turismo religioso. Serão investidos recursos na ordem de R$ 397 mil reais oriundos da emenda parlamentar do Deputado Federal Leônidas Cristino, nos quais, R$ 195 mil reais já foram liberados. “Estamos tentando conseguir recursos para construção de uma praça no entorno do mirante da estátua, temos um projeto quase pronto” Ressaltou o Prefeito.

Escola Gerardo Magela Melo mourão em Matriz de São Gonçalo recebe perfuração de um poço

A Superintendência de Obras Hidráulicas – SOHIDRA está perfurando o sexto poço viabilizado pelo Prefeito Nenem do Cazuza. O primeiro foi perfurado em América, o segundo em Nova Fátima, onde não deu vazão considerável, o terceiro em Olho D’Água dos Galvões e dois em Matriz de São Gonçalo. Dessa vez os beneficiados com mais um poço da SOHIDRA foram os alunos, professores e funcionários da Escola de Ensino Médio Gerardo Magela Melo Mourão.

O poço era uma reivindicação antiga da Escola que tinha dificuldades em ser abastecida por estar localizada geograficamente em um ponto elevado do Distrito. A expectativa é que mais um poço possa ser perfurado em Matriz.

O Prefeito Nenem do Cazuza ressalta que o reforço visa à ampliação do trabalho em todas as regiões do Município, sempre priorizando aquelas que apresentam situação mais crítica na distribuição de água. Mesmo com a situação amenizada pelas chuvas que atingiram o Município a Prefeitura, SAAE e o Governo do Estado estão implementando ações que estão garantindo o abastecimento em várias regiões.

Fotos: José Welton Melo/Frank Mendes

Para garantir mais segurança frota municipal receberá rastreadores GPRS

Para garantir mais segurança ao patrimônio público, os veículos que compõem a frota municipal, de propriedade do povo de Ipueiras, serão monitorados por rastreamento 24 horas por GPRS. Dentre as vantagens destacam-se a maior segurança uma vez que o veículo pode ser bloqueado quando há suspeita de furto maior controle de custos que possam vir a acontecer como multas e consumo de combustível mais economia e, ainda, melhoraria da gestão dos bens públicos.
O sistema, segundo o Prefeito Nenem do Cazuza, vem somar a outras ferramentas de transparência que a Prefeitura de Ipueiras já disponibiliza, e ajudará no gerenciamento dos veículos oficiais, gerando uma otimização dos serviços e impactando na economia. “O rastreador veicular vem para ajudar o gestor. Além de inibir o roubo ou furto, ainda cria condições favoráveis para os itinerários, fiscalizando a velocidade de condução e ainda alerta sobre a direção perigosa ou má utilização do automóvel” Destacou.

Começaram as obras da Estrada Asfaltada Ipueiras-Ararendá

As obras da construção da CE 189 iniciaram-se segunda-feira (07). A assinatura da ordem de serviço foi realizada pelo governador Camilo Santana no distrito de Livramento dia 09 de março de 2018.
A obra faz parte do Programa Ceará de Ponta a Ponta e está orçada em R$ 17,5 milhões. Serão construídos 27 km de pavimentação asfáltica, ligando os municípios de Ipueiras e Ararendá, favorecendo a mobilidade urbana, promovendo a comunicação e movimentando o comércio dos municípios agraciados. Os serviços vão melhorar a infraestrutura nas regiões de São José, Balseiros, Riacho da Lapa, Livramento e Gázea impulsionando o comércio na região.

Segundo o engenheiro João Paulo Lino da Silva, responsável pela obra, os trabalhos iniciaram-se na “estaca 815”, altura das localidades de “Trapiá e Mané Vaca”, sinalizando o trecho da variante com serviços de desmatamento com terraplenagem seguindo para a agrovila. João Paulo assegurou que a obra será entregue em 365 dias, aproveitando parte do trajeto existente e este, sendo alargado, além das correções das curvas na estrada, concluiu.

Com o asfalto passando nas comunidades, as condições ficarão mais adequadas para os moradores que moram nas margens da estrada se locomoverem.