Ipueiras Sedia Seminário Regional de Fortalecimento do Programa Selo Município Verde

No último dia 26 de outubro, quinta-feira, o Município de Ipueiras sediou o XVII Seminário de Fortalecimento do Programa Selo Município Verde. Coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente e instituído em 2003 pela Lei Estadual nº 13.304, integra os programas estratégicos do Governo do Estado do Ceará, e objetiva o fortalecimento do Sistema Estadual e Municipal de Meio Ambiente.

O encontro coordenado apelo Biólogo Flávio Brito, reuniu gestores e técnicos ambientais de toda a região para uma capacitação. O Selo Município Verde (PSMV) é um Programa de Certificação Ambiental pública que identifica os municípios cearenses que desenvolvem ações protetivas do meio ambiente com melhores resultados possíveis na salvaguarda ambiental, atendendo critérios preestabelecidos de conservação e uso sustentável dos recursos naturais, proporcionando melhor qualidade de vida para as presentes e futuras gerações, a ser entregue a cada 2 anos.

Com o intuito de garantir a credibilidade e transparência, todo o processo de implantação, funcionamento e controle das atividades que atestam e conferem a certificação ambiental Selo Município Verde aos municípios é acompanhado por um Comitê Gestor, presidido e Coordenado pela Sema.

O Programa tem como parâmetros a Sustentabilidade, Exequibilidade, Legitimidade, Confiabilidade e Equidade Seletiva e a participação do município dá-se inicialmente com a sua inscrição online desde que possua a Lei de criação do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, condição para o município se inscrever no programa.