Encontro entre gestores discute criação de consórcio para tratamento de resíduos sólidos

O lixo já começa a receber novo tratamento por parte dos prefeitos do Sertão de Crateús. Na última semana, a Prefeitura de Ipueiras e mais sete prefeituras da região, enviaram representantes à sede da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) para buscar mais esclarecimentos sobre a formação do Consórcio de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos para Coleta Seletiva, nos seus municípios.

Durante o encontro foi assinado o Protocolo de Intenção para criação de consórcios a fim de enfrentar as consequências sociais, econômicas e ambientais do manejo de resíduos sólidos sem prévio e adequado planejamento técnico, a Lei 12.302/ 2010 instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), regulamentada pelo Decreto 7.404/20010.

A PNRS propõe a prática de hábitos de consumo sustentável e contém instrumentos variados para propiciar o incentivo à reciclagem e à reutilização dos resíduos sólidos (reciclagem e reaproveitamento), bem como a destinação ambientalmente adequada dos dejetos. É, portanto, fundamental que a Prefeitura faça todos os esforços para adequar o seu município a lei federal, que prevê também, a erradicação de todos os aterros.

Compareceram à sede da SEMA, o procurador do município de Ipueiras, Dr. Lucas Rafael Chaves Sampaio acompanhado do Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Flávio Brito,os prefeitos de Monsenhor Tabosa, Francisco Jeová Sousa Cavalcante; Catunda, Ravenna Fernandes Gomes Mesquita Lima; Tamboril, Pedro Calisto da Silva; Ipu, Carlos Sérgio Rufino Moreira; Nova Russas, Rafael Holanda Pedrosa e a prefeita de Hidrolândia, Ires Moura Oliveira.