Dia D de vacinação antirrábica será no próximo sábado

A Prefeitura de Ipueiras por meio da Secretaria Municipal de saúde através do Setor de controle de zoonoses fará no próximo sábado, dia 11 de novembro,  o Dia D da vacinação antirrábica na Sede do Município e no Distrito de Charito. O município de Ipueiras possui 13683 animais em condições de serem vacinados sendo 8884 cães e 5599 gatos, a meta da equipe é vacinar 80% desses animais até o final da campanha no dia 11 de dezembro.

Na Sede do município, no próximo sábado, as vacinações serão concentradas na Sede da Secretaria de Saúde, Centro Comunitário, Bairro São José (ao lado da Igreja) Vila Madeiro, Vila Nova, Vila Sabóia, Bairro Estação, Bairro Vamos Ver e Bairro Carnaúbas. Os distritos de América, Nova Fátima, Matriz, São José, Livramento e Balseiros, assim como as comunidades adjacentes já receberam a visita da equipe de endemias. A equipe ainda irá visitar os distritos de Gázea, Alazans e São José de Lontras como parte do cronograma de visitas.

O serviço é gratuito e o proprietário precisa transportar seu animal doméstico de forma adequada: cães na coleira e guia, e gatos em caixas de transporte apropriadas (ou similar), para evitar fugas e incidentes.

Todos os cães e gatos com mais de três meses de idade devem receber a vacina – inclusive as fêmeas que estiverem amamentando, prenhas ou no cio -; as exceções sãos os doentes (com diarreia, secreção ocular ou nasal, sem apetite, convalescentes de cirurgias ou outras enfermidades). Animais a partir de três meses que estão sendo vacinados pela primeira vez deve tomar reforço após 30 dias.

A raiva é uma doença transmissível,  caracterizada pelo contágio direto, ou seja, por meio de mordida, arranhões ou lambedura de cães, gatos ou morcegos infectados. A adesão da população à campanha é importante para que a raiva permaneça sob controle. A campanha segue até o dia 11 de dezembro e os animais podem tomar a dose da vacina na Sede da Secretaria de Saúde.