Assistência Social promove palestra sobre o combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes

Em alusão ao dia 18 de Maio, dia nacional de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes,  aconteceu nesta quinta-feira, 17 de maio, uma palestra com a participação do promotor de justiça da comarca de Ipueiras, Dr. Paulo Hilário Mont`Alverne. O evento contou com a participação da equipe do CRAS Sede, CRAS Matriz, CREAS, Conselho Tutelar, beneficiários do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos dos bairros Vamos Ver, Vila Nova e Sede, das mães beneficiarias do PFOR, diretores escolares, agentes de saúde e conselheiros do conselho municipal dos direitos da criança e do adolescente.

A violência sexual pode ocorrer de duas formas distintas. Abuso sexual é qualquer forma de contato e interação sexual entre um adulto e uma criança ou adolescente, em que o adulto, que possui uma posição de autoridade ou poder, utiliza-se dessa condição para sua própria estimulação sexual, da criança ou adolescente, ou ainda de terceiros, podendo ocorrer com ou sem contato físico.  Já a exploração se caracteriza pela utilização sexual de crianças e adolescentes com a intenção de lucro, seja financeiro ou de qualquer outra espécie. São quatro formas em que ocorre a exploração sexual: em redes de prostituição, pornografia, redes de tráfico e turismo sexual.

Além da prevenção, o promotor de justiça ainda destacou a importância da participação da população na denúncia de crimes de abuso e exploração de crianças e adolescentes, através do CREAS, Conselho Tutelar ou anonimamente através do Disk 100.

Deixe sua Mensagem

Posts Relacionados

em Geral em