SÍNTESE 

Os símbolos municipais são as formas de representação mais expressivas da imagem de um povo, e, conseqüentemente, das administrações que o dirige. Nesse propósito, Ipueiras adotou símbolos próprios, que podem ser vistos e apreciados neste sítio, que retratam sua história e suas características.
 
O brasão de armas, assim como a bandeira e o hino municipal, são figuras simbólicas, insígnias que representam a identidade do município de Ipueiras, a sua evolução política, administrativa e econômica, bem como os seus costumes, tradições, arte e religião.
 
bandeira

Instituída em consonância com o disposto no artigo 195, parágrafo único da Constituição Federal, a Bandeira Municipal será em tecido em forma retangular, de fundo azul, tendo no meio a esfera amarela em cujo centro está o Brasão do Município.

A cor azul simboliza a justiça, o zelo e a lealdade. O Brasão representa o Governo Municipal e, o círculo amarelo onde este é aplicado simboliza a eternidade, pois se trata de uma figura geométrica que não tem princípio e nem fim, em representação da própria cidade sede do Município.